Untitled Document
Boa tarde, 18 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Jornalismo Ambiental

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2009

 
     

Reportagens ambientais vencem Prêmio de Jornalismo em Alagoas

  

O prêmio, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e que acontece há vinte anos, teve a participação de noventa profissionais, com 217 trabalhos inscritos.

  

Esta é a primeira vez que as matérias de cunho ambiental predominam no Prêmio BBB de Jornalismo


Duas reportagens com tema ambiental venceram no final de semana (28/11) as principais categorias do Prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. O prêmio, que acontece há vinte anos, teve a participação de noventa profissionais, com 217 trabalhos inscritos.

Na categoria Reportagem de TV, ficaram com o troféu os repórteres Miguel Torres e Vera Valério, da TV Educativa, com a matéria Cientístas Alagoanos lutam contra a extinção do Pitu no Rio São Francisco. Na categoria Reportagem Impressa, os vencedores foram Lelo Macena e Severino Rodrigues, do jornal Gazeta de Alagoas, com a matéria Cidades estão ameaçadas pelos lixões.

Outras duas reportagens, abordando o cultivo de orgânicos e a produção de energia com o bagaço da cana, também foram finalistas na categoria Informação Econômica/Política.

Esta é a primeira vez que as matérias de cunho ambiental predominam no Prêmio BBB de Jornalismo, que contempla oito categorias profissionais. Além das categorias citadas acima, estão na disputa todos os anos as de Design Gráfico, Fotografia, Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Informação Esportiva/Cultural/Turística. Os vencedores das categorias Reportagem de TV e Reportagem Impressa levaram R$ 4.500 e R$ 3.500.

A produção de matérias focando o meio ambiente cresceram bastante em Alagoas após a criação do prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, realizado nos últimos cinco anos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL). Foi a partir deste Prêmio, que tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas e o patrocínio também da Braskem, que foram lançadas as sementes para a criação do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL).

 

NEJ-AL/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008