Untitled Document
Boa noite, 15 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021

 
     

Milanez e Agapan: simbiose na luta ambiental

  

O ambientalista Francisco Milanez é presença marcante nas lutas da Agapan e conduziu as comemorações dos 50 anos da entidade, na qual ingressou aos 14 anos

  


Por Vera Mari Damiam - especial para a EcoAgência

A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Agapan, é considerada a primeira organização ambientalista do Brasil e pioneira de importantes lutas no estado e no país, como a criação da Lei dos Agrotóxicos, a luta contra empresas poluidoras do Lago Guaíba, os movimentos em defesa da Amazônia e a criação do Parque de Fernando de Noronha, entre tantas outras frentes.

Milanez  foi eleito presidente da Agapan em 1993 e depois em mais cinco gestões. Em 2021,  conduziu as comemorações dos 50 anos da entidade, fundada em 27 de abril de 1971.

Francisco Milanez tem formação em Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Análise de Impactos Ambientais e mestrado e doutorado na área de Educação em Ciências, com destaque no desenvolvimento de um método de ensino próprio para gerar uma visão complexa da realidade.  Sobre esse tema também, é autor do livro “Ecoalfabetização, manual de sobrevivência em um planeta em extinção”.

Milanez foi criador e coordenador do Plano Rio Grande do Sul Sustentável do governo do Estado, atuou como professor em universidade nos cursos de Agroecologia e Gestão Ambiental e no curso de Arquitetura e Urbanismo. Foi conferencista nos Fóruns Globais da Rio 92, em Copenhagen 95, na Rio+5 e na Cúpula de New York, entre outras participações.

Trabalhou por 30 anos com capacitação de professores para a educação ambiental com as redes municipais. Atualmente  trabalha com saúde, desenvolvimento sustentável, agroecologia educação e complexidade.

Para assistir a entrevista clique: https://youtu.be/dVUlPEC4e5w?t=12

O projeto "Ambientalistas do Sul" busca resgatar a memória e a história dos ambientalistas que participaram da consolidação da questão ambiental na Região Sul do Brasil. Esta é uma iniciativa da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais, com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008