Untitled Document
Boa tarde, 23 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Sustentabilidade

Terça-feira, 22 de Abril de 2014

 
     

Frei Betto estará em Porto Alegre nesta quinta dia 24

  

Ele participará do evento "O modelo desenvolvimentista brasileiro e seus impactos socioambientais", na Faculdade de Direito da UFRGS

  


Por Mogdema

O Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema) traz a Porto Alegre (RS) o escritor Frei Betto para participar do evento “O modelo desenvolvimentista brasileiro e seus impactos socioambientais”, que acontece em 24 de abril de 2014, às 18h30min, no Auditório da Faculdade de Direito da UFRGS, na av. João Pessoa n. 80, Porto Alegre. O músico e compositor Raul Ellwanger também é presença confirmada. 
 
Segundo os organizadores, a motivação é a crise civilizatória. Um dos ápices foram as manifestações de rua nas grandes capitais do Brasil, em junho de 2013, e partir dele, defendem a urgência do apontamento e discussão de mais questões, "buscando-se caminhos para o restabelecimento dos movimentos e da construção de outros modelos, que priorizem a Vida". Afirmam que o modelo econômico e político vigente faz com que empresas, em sua maioria multinacionais, se apoderem da megabiodiversidade brasileira e como consequência temos a crescente degradação da natureza e das condições de vida e o comprometimento dos direitos principalmente dos mais pobres. 
 
"Este modelo de insustentabilidade, inerente ao capitalismo, teve uma fase de destaque há cerca de 50 anos, após o golpe militar. Agora se aprofunda em uma fase globalizante de hegemonia do capital financeiro e de megacorporações transnacionais. Impera a obsessão pelo crescimento econômico, pelo consumismo e produtivismo. Um modelo que faz questão de não reconhecer a finitude dos recursos naturais e também que qualquer forma de sustentabilidade não pode coexistir com a lógica de acumulação."
 
Destacam o paradoxo brasileiro de em apenas uma década após a discussão de “Um Outro Mundo é Possível”, o país ter se tornado mais uma engrenagem no funcionamento do desenvolvimentismo, o que fez ressurgir a sua condição histórica de exportador de matérias primas. "Emergem, de forma inusitada e avassaladora, o império da soja, do agronegócio e da exploração de minerais, dos megaempreendimentos e dos megaeventos, e com predomínio de recursos anabolizantes do BNDES. As campanhas eleitorais, por sua vez, fazem retornar a políticos e partidos parte das verbas utilizadas dessas grandes atividades perversamente impactantes, encobertos por grandes oligopólios de comunicação associados a este esquema."
 
O evento tem a entrada franca. 
 
Mogdema - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008