Untitled Document
Bom dia, 23 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Domingo, 22 de Novembro de 2015

 
     

Cine-debate abordará a comunicação das mudanças do clima

  

O encontro será realizado no dia 30 de novembro e faz parte do ciclo de debates “Mudanças climáticas: o que você tem a ver com isso?”

  


Por Ângela Camana - assessora de comunicação

A terceira atividade do ciclo de debates “Mudanças climáticas: o que você tem a ver com isso?" abordará os desafios da comunicação diante do cenário de mudanças ambientais globais. O encontro acontece em 30 de novembro de 2015, segunda-feira, às 19h, na Sala Redenção da UFRGS (Av. Eng. Luiz Englert, sem número/Campus Centro).

Haverá a exibição do documentário “Mudanças do clima, mudanças de vida”, realizado pelo Greenpeace, que apresenta os impactos ambientais já percebidos nas distintas regiões do Brasil. Após, o debate será conduzido pela jornalista e professora Ilza Girardi, que comentará o papel da comunicação neste contexto.

Ilza Maria Tourinho Girardi é professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, onde criou em 2004 a primeira disciplina de Jornalismo Ambiental do Brasil, a qual passou a ser adotada por mais de uma dezenas de universidades públicas e privadas. A pesquisadora também é membro-fundadora do único Núcleo de Ecojornalistas do país (NEJ-RS), atuante há 25 anos.

Este é o último encontro do ciclo de debates de 2015, que busca promover um espaço de discussão multidisciplinar e de engajamento da comunidade acadêmica e demais interessados acerca das mudanças ambientais globais. O objetivo é preparar os participantes para a Conferência Mundial do Clima, a COP 21, que acontecerá no mês de dezembro em Paris.

No primeiro encontro do ciclo, o biólogo e membro do InGá Paulo Brack e a engenheira química e analista ambiental da FEPAM/RS Sabrina Feltes falaram sobre como a sociedade civil e as agências ambientais têm incorporado as mudanças climáticas em suas agendas. Já na segunda atividade, Jefferson Simões, pesquisador de Glaciologia e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), apontou a contribuição da Ciência para o debate.

O ciclo é promovido pelo Grupo de Pesquisa TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade), no âmbito do projeto “Mudanças Climáticas e as políticas da natureza: rumo a um turning point?”, e tem apoio do GPACE (Grupo de Pesquisa em Associativismo, Contestação e Engajamento) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, por meio do GPJA (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental).

O ciclo de debates, aberto a estudantes, pesquisadores e demais interessados, é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. A atividade deverá conferir certificado.

Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (51)3308-6905 ou pelo e-mail ciclomudancasclimaticas@gmail.com.
 

Leia também:

Atividade na UFRGS debate a perspectiva científica sobre as mudanças do clima

Os impactos regionais e os entraves políticos no enfrentamento das mudanças climáticas

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008