Untitled Document
Boa tarde, 23 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Florestas

Sábado, 21 de Março de 2015

 
     

Cerca de 1,6 bilhão de pessoas depende diretamente de florestas

  

Afirmação é do secretário-geral da ONU em mensagem sobre o Dia Internacional das Florestas, celebrado neste sábado (21).

  

ONU/Eva Fendiaspara    


Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Cerca de 1,6 bilhão de pessoas, incluindo mais de 2 mil culturas indígenas, dependem das florestas para comida, combustível, abrigo e renda. A informação está na mensagem do secretário-geral da ONU sobre o Dia Internacional das Florestas, neste sábado, 21 de março.
Para Ban Ki-moon, a data é dedicada à conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores. O tema da data este ano é mudança climática.

Desastres
Na nota, o chefe da ONU disse ainda que florestas previnem deslizamentos de terra e erosão. No caso de manguezais, reduzem a perda de vidas e danos causados por tsunamis.

Por estas e outras razões, o chefe da ONU afirmou que as florestas são "essenciais para a agenda de desenvolvimento pós-2015".

Clima
Em entrevista à Rádio ONU, o diretor do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, Manoel Sobral Filho, falou sobre a associação entre florestas e clima.

"As florestas, principalmente através da redução de desmatamento, e através de programas de restauração florestal e plantações, são o modo mais econômico e viável de absorver carbono e estocar carbono que, de outra forma, iria para a atmosfera. Então, a função das florestas hoje é imensamente importante. Nós vamos ter pelo menos dois eventos importantíssimos este ano, no âmbito do sistema das Nações Unidas tratando deste assunto. Um, evidentemente, é a reunião do clima, da Convenção do clima, em Paris, no final do ano, que vai tratar do assunto de florestas também e como usar as florestas para mitigar o aquecimento global."

O diretor mencionou também um encontro do Fórum das Nações Unidas para Florestas, em maio.

Desmatamento
Na mensagem sobre a data, o secretário-geral afirmou que apesar do valor ecológico, econômico e social das florestas, cerca de 13 milhões de hectares de florestas são destruídos anualmente.

Ban declarou que isto não é "sustentável nem para pessoas nem para o planeta". No entanto, ele disse haver sinais "encorajadores". Na última década, a taxa de desmatamento mundial caiu quase 20%.

O chefe da ONU disse que para construir um futuro sustantável e resistente aos impactos do clima, é preciso investir nas florestas. Ban pediu compromisso para  "redução do desmatamento, manutenção de florestas saudáveis e criação de um futuro resitente às mudanças do clima.
Rádio ONU é parceira da EcoAgência de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008