Untitled Document
Bom dia, 13 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Orgânicos

Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

 
     

Neste mês de outubro, 1ª Feira Ecológica do Brasil faz 29 Anos

  

Bolo com velinhas e canção de parabéns será a grande atração da Feira dos Agricultores Ecologistas neste sábado (20). A feira, que se realiza todos os sábados na Av. José Bonifácio, em Porto Alegre, terá também a rádio interna, ao vivo, com entrevistas, músicas e interações com o público

  


Por Elson Schroeder, Assessoria de Comunicação FAE

Em outubro de 2018 a primeira feira ecológica do Brasil comemora 29 anos. Fundada em 1989 a FAE (Feira dos Agricultores Ecologistas) surgiu na mobilização da sociedade civil organizada em conjunto com o pioneiro movimento ambientalista gaúcho.

Na manhã de um sábado da última primavera da década de 80 um grupo de produtores familiares ecologistas vinculados à Cooperativa Coolmeia  resolveu fazer uma feira com produtos orgânicos em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10) e à Semana Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos.

Logo na sua primeira edição a iniciativa foi um grande sucesso de público que os produtos acabaram em menos de uma hora. Neste mesmo dia decidiu-se em realizar uma feira regularmente.

Inicialmente mensal, a feira era uma grande festa, unindo a comercialização de orgânicos com expressões de arte popular (música, dança e teatro de rua) e espaço para discussão do movimento ecológico. A feira foi crescendo aos poucos, à medida que os produtores se organizavam, e FAE passou a ser quinzenal no segundo ano e semanal apenas no terceiro ano de existência.

Este espaço de construção coletiva, ao longo do tempo, se tornou modelo em todo o país de construção de espaços no sistema cooperativo e de venda direta agricultor/consumidor parceiro. A primeira feira ecológica do Brasil inovou de diversas formas:

Oferta de alimentos produzidos ecologicamente, sem contaminantes e com respeito ao meio ambiente (fauna, flora, ar, água e terra);
Contínua educação ecológica/ambiental de consumidores e produtores e para uma alimentação saudável e integral;
Contato direto produtor-consumidor parceiro, criando vínculos que vão além da venda;
Auto-gestão com a direta participação dos produtores e consumidores parceiros.

Quase três décadas depois, a FAE segue firme nos seus princípios. Muito mais que uma feira de orgânicos, é um espaço de militância e atuação nos campos da agroecologia e ambiental. Célula de uma ideia de desenvolvimento participativo com respeito às diferenças e atuação em prol da coletividade. Um local onde se exercita o pensar globalmente e agir localmente, na busca da construção de um mundo melhor, mais justo, igualitário e ambientalmente sustentável.

Programação de aniversário
A cada sábado de outubro a FAE terá diferentes atividades em comemoração aos seus 29 anos.

No dia 13, realizou a  Feira de Troca de Brinquedos e Gente Grande Também Brinca – trocas/doações de brinquedos usados entre crianças + brincadeiras entre pais/filhos/público com elementos da cultura brasileira.
20/10 Parabéns para Você FAE 29 anos e Rádio FAE – bolo, velinhas e a canção de parabéns para a primeira feira ecológica do Brasil + rádio interna da Feira ao vivo com entrevistas, música e interações com o público.
27/10 Comunidade e Diversidade – apresentação musical + exposição Sementes e Agrodiversidade dos guardiões de sementes + PANC’s (Plantas Alimentícias Não-convencionais) + sorteio das quatro cestas da ação de redução do plástico na Feira.

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h, na 1ª quadra da Av. José Bonifácio (Porto Alegre/RS). Reúne 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas. São comercializados hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica.

A diferença dos agricultores ecológicos é que além do não uso de agrotóxicos são tomadas uma série de medidas que visam a preservação do solo, água, ar, terra, flora e fauna nas propriedades produtoras. Desta forma se contribui de maneira mais ampla com o meio ambiente e o planeta.
 
FAE/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008