Untitled Document
Bom dia, 21 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Domingo, 12 de Junho de 2016

 
     

Jornalista uruguaio fala sobre os impactos da mineração na Terça Ecológica

  

Evento, que ocorre nesta terça-feira (14), na FABICO/UFRGS, é uma parceria do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) com o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental UFRGS/CNPq.

  


Por Redação EcoAgência

A Terça Ecológica, tradicional espaço de debates do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), retorna em 2016 em parceria com o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental UFRGS/CNPq. O palestrante convidado é o jornalista e escritor uruguaio Víctor L. Bacchetta, que abordará o tema "Mineração: Conflitos Ambientais do Brasil e no Uruguai", nesta terça-feira, dia 14 de junho, a partir das 19h, no auditório 1, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), da UFRGS, Rua Ramiro Barcelos, 2705, Campus Saúde, em Porto Alegre.


O evento aprofundará o tema Jornalismo e Conflitos Ambientais, que será abordado nas Jornadas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS nos dias 16 e 17 de junho, discutindo os impactos da mineração no Brasil e no Uruguai. 

Nascido em 1943, Victor Bacchetta, atua no jornalismo desde 1968. Trabalhou em meios de comunicação de Montevidéu, Buenos Aires, Havana, Cidade do México, Rio de Janeiro e Santiago do Chile. No Brasil, atuou como correspondente para mídias dos Estados Unidos, México, Peru, Espanha, Suécia, Suíca e Uruguai e para as agências ALASEI, IPS e EFE.

Atualmente, é colaborador freelancer de mídias do Uruguai e região, abordando temas relativos a meio ambiente e desenvolvimento. Também é editor do blog "Observatorio Minero del Uruguay - Impactos y voces desde la sociedad" (http://www.observatorio-minero-del-uruguay.com/).

Dedica-se à pesquisa do jornalismo ambiental, tendo publicado os livros "Ciudadanía Planetaria: Temas y desafíos del periodismo ambiental" (2000), "El fraude de la celulosa" (2008) e "Aratirí y otras aventuras: Las soberanías cuestionadas" (2015). Foi fundador e moderador pelo Uruguai da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe (RedCalc) e integrou o Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas Ambientais (IFEJ).

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
Redação da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008