Untitled Document
Bom dia, 13 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Reservas Biológicas

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2003

 
     

Audiência pública discute limites da Reserva do São Donato

  

Encontro apresentará diagnóstico ambiental e proposta de limites para a unidade de conservação. Também serão relatados o histórico da luta pela preservação da Reserva Biológica.

  


Por Sema-RS/Fepam

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) do RS, por intermédio do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) realizará uma audiência pública sobre a Reserva Biológica do São Donato nesta quarta-feira, 17 de dezembro, às 9h, no auditório do Parque de Exposições do Sindicato Rural, em Itaqui.

Algumas entidades e proprietários de terras foram convocados para a audiência e outros foram convidados para o encontro que apresentará o diagnóstico ambiental e a proposta de limites para a unidade de conservação. Também serão relatados o histórico da luta pela preservação da Reserva Biológica, criada por decreto em 1975, e o processo de implementação da área protegida. Haverá espaço para manifestações de dúvidas e sugestões do público presente.

A Reserva Biológica do São Donato está localizada nos municípios de Itaqui e Maçambará, Região da Campanha do Estado. É uma das últimas grandes áreas de banhado do Rio Grande do Sul, com importantes nascentes e espécies ameaçadas. Abriga banhados, campos, vassourais, matas ciliares e capões de mata. Na flora, entre as árvores mais encontradas estão o angico, a figueira, o salso e o jerivá. Cerca de 200 espécies de aves vivem na região. Destacam-se o pato-do-mato, o pato-de-crista e o caboclinho-de-papo-branco, espécies ameaçadas de extinção. São vistos com freqüência a garça-branca, o gavião-carijó, o gavião-do-banhado, a marreca-piadeira e o cardeal. Entre os mamíferos, são encontradas espécies em risco de extinção, como a lontra e o gato-do-mato-grande. São comuns o graxaim, o zorrilho e o mão-pelada.

Os principais objetivos da Reserva são a conservação dos ecossistemas, a pesquisa científica e a educação ambiental. A sede administrativa da unidade de conservação está localizada em São Borja, na rua General Marques, 1154 – Sala 25, Praça. XV de Novembro.

Páginas relacionadas:
Descrição da área pela SEMA - http://www.sema.rs.gov.br/sema/html/bioconh8.htm
Reserva de São Donato - Noticiário da EcoAgência/AgirAzul em 22/5/2002 - http://www.agirazul.com.br/123/noticias/000000bd.htm
Descrição da área pela Associação Gaúcha de Caça e Conservação, com fotos - http://www.agcc.com.br/conservacao/not_051102.htm
Vitória da Natureza contra a Devastação - artigo da ASPAN - Assoc. Sãoborjense de Proteção ao Ambiente Natural - http://ipd.unijui.tche.br/ipdcidadania/artigo1.html

Fepam/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008