Untitled Document
Boa tarde, 24 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Agronegócio

Quarta-feira, 02 de Setembro de 2015

 
     

Entidade moçambicana lança documentário sobre o impacto negativo de programa de incentivo ao agronegócio no país africano

  

Vídeo foi divulgado no dia 1º de setembro, terça-feira

  

Reprodução    
Documentário PraSavana: Terra Usurpada, Vida Roubada está no Youtube


Por ADECRU (Maputo, Moçambique)

Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU), em parceria com o Institute for Poverty, Land and Agrarian Studies (PLAAS) e Future Agricultures, numa acção mobilizadora lançam a versão online do documentário “ProSavana: Terra Usurpada, Vida Roubada”.

Segundo o Coordenador Executivo da ADECRU, Clemente Ntauazi, o documentário mostra como o Prosavana põe em causa as principais conquistas colectivas da independência nacional sobre o controlo da terra e da produção. “Buscamos trazer neste documentário as histórias de resistência contra o Prosavana e as denúncias das comunidades atingidas pelos perversos impactos deste programa sobre os sistemas produtivos camponeses; a manipulação, intimidação e perseguição das comunidades e suas lideranças; e violação da legislação de terra e de participação pública”.

O Programa Prosavana é uma iniciativa tripartida entre os governos de Moçambique, Brasil e Japão que já acumula impactos severos na vida de milhares de camponeses ao longo do Corredor de Nacala. Trata-se de um programa que pretende ocupar cerca de 14.5 milhões de hectares de terra em 19 distritos das províncias de Niassa, Nampula e Zambézia para o desenvolvimento do agronegócio em detrimento da agricultura familiar camponesa, num país em que 81% da população economicamente activa depende da agricultura para a sua vivência.

Desde 2012, comunidades e famílias camponesas do Corredor de Nacala, movimentos sociais e organizações da sociedade civil nacionais e internacionais, articulados na Campanha Não ao Prosavana, resistem e lutam contra o modelo de desenvolvimento agrário proposto pelo Prosavana e defendem a agricultura familiar camponesa.

Veja o documentário AQUI. Esta versão apresenta legendas em inglês.

 

Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais - ADECRU (Maputo, Moçambique)- EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008