Untitled Document
Boa noite, 15 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Alimentação

Terça-feira, 10 de Agosto de 2021

 
     

Porto Alegre ganha feira ecológica online

  

É só acessar, entre as 7h de quarta-feira e 14h de quinta-feira, o https://feiraecologica.com.br/fae e entrar na opção “Feira Online”.
Esta experiência poderá ser expandida para outras feiras ecológicas de Porto Alegre

  


Por Elson Schroeder - Assessor de Comunicação Associação Agroecológica

A primeira feira ecológica do Brasil agora está online: a FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas, que desde 1989 é realizada fisicamente todos os sábados na primeira quadra da Avenida José Bonifácio (Porto Alegre/RS), disponibiliza agora seus orgânicos aos moradores da capital gaúcha que quiserem receber em sua casa um alimento saudável e livre de agrotóxicos. É só acessar, entre as 7h de quarta-feira e 14h de quinta-feira, o https://feiraecologica.com.br/fae e entrar na opção “Feira Online”.

Um grande diferencial da FAE Online é que toda a concepção do site busca proporcionar as mesmas oportunidades de quem vai à feira. Ou seja, a pessoa pode escolher o produto de seu interesse e comprar do produtor de sua preferência. Basta entrar no link “Bancas da FAE” e verá um mapa com a mesma disposição das bancas que acontecem na feira física. Clicando na banca pode escolher o alimento que desejar e sua encomenda será entregue no sábado seguinte diretamente do produtor desejado.

“Uma das grandes riquezas de ir a uma feira ecológica é poder conhecer quem produz o alimento que vamos comer, é criar este vínculo de amizade e confiança entre o agricultor no campo e seu parceiro na cidade”, lembra Franciele Bellé, coordenadora da Associação Agroecológica. “Queríamos reproduzir de alguma forma este valor a quem comprasse nossos orgânicos de forma online e esta foi a maneira que encontramos”, acrescenta.

Outra opção é fazer a aquisição das hortaliças, frutas, itens de padaria, chás, temperos, raízes, bebidas, cogumelos, farináceos, grãos, sementes, laticínios e melíferos orgânicos diretamente de uma lista de produtos. Neste caso basta acessar a opção “Lista Completa” no site.

A FAE Online é uma iniciativa da Associação dos Agricultores Ecologistas Solidários do RS – Associação Agroecológica – executado em parceria com a Mútua Rede de Reciprocidade, uma rede que propõe conectar campo e cidade em uma relação harmônica para a promoção dos alimentos agroecológicos cultivados no RS. Todo o processo começou a ser construído de forma coletiva no início de 2020, no início da pandemia, com conversas dos agricultores da FAE com os aliados da Mútua visando proporcionar maior acesso à quem mora na cidade a alimentos saudáveis produzidos com respeito ao meio ambiente, relações sociais e à vida. Esta experiência poderá ser expandida para outras feiras ecológicas de Porto Alegre.

 


 

FAE - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008