Untitled Document
Boa tarde, 23 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Cidades

Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2016

 
     

Técnicos da SMAM denunciam sucateamento do órgão ambiental de Porto Alegre

  

Eles alertam que parcela considerável dos danos e prejuízos causados à população, no temporal do último dia 29 de janeiro, poderia ser evitada, caso o órgão dispusesse das condições mínimas necessárias para desenvolver ações programadas  de manutenção preventiva da arborização da cidade

  

EcoAgência/Acervo    


Por Redação EcoAgência de Notíciais

Um manifesto, divulgado pelos técnicos do quadro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), de Porto Alegre, denuncia que, uma parcela considerável dos danos e prejuízos causados à população, no temporal do último dia 29 de janeiro, poderia ser evitada, caso o órgão dispusesse das condições mínimas necessárias para desenvolver ações programadas  de manutenção preventiva da arborização da cidade.

Durante o referido temporal, foram arrancadas mais de três mil árvores na cidade, causando um enorme transtorno para a população. Em grande parte, os fatos ocorreram, segundo eles, devido a falta de ações preventivas por parte da prefeitura nos últimos anos.

De acordo com os técnicos, "Os fatos observados nos últimos dias também evidenciam o quanto o processo de sucateamento do órgão ambiental do Município de Porto Alegre pode se refletir negativamente na capacidade de resposta da cidade frente a situações de eventos climáticos adversos, os quais, sabidamente, deverão se intensificar com o avanço do fenômeno do aquecimento global".

Segundo eles, enquanto os serviços ambientais prestados pelo Município à população continuarem a ser relegados a planos inferiores de prioridade pela Administração Municipal, os títulos pretendidos de Cidade melhor arborizada e  Cidade Resiliente ficam gravemente comprometidos.

E complementam que situações emergenciais como a experimentada no último dia 29, se repetirão a cada novo evento climático, sem que a Prefeitura consiga dar uma resposta ágil e  tecnicamente  eficiente à população porto-alegrense.

Leia aqui a íntegra do manifesto.
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008