Untitled Document
Boa tarde, 22 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014

 
     

Merendeiras participam de encontro sobre alimentação saudável no litoral norte do RS

  

Participaram de atividades teóricas e práticas responsáveis pela nutrição de 19 escolas dos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Três Forquilhas, Três Cachoeiras e Torres.

  

Tuva Wrenfelt    


Por Centro Ecológico

As profissionais responsáveis pela nutrição de estudantes de 19 escolas dos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Três Forquilhas, Três Cachoeiras e Torres participaram de atividades teóricas e práticas sobre alimentação saudável em 28 de outubro, no Encontro de Merendeiras do Litoral Norte.

De manhã, no Centro de Formação em Dom Pedro de Alcântara, a gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar Regina Miranda apresentou um histórico da alimentação humana e os riscos da alimentação atual. Segundo a nutricionista, cada brasileiro consome em média 5,4 litros de agrotóxicos por ano, mas no Rio Grande do Sul esta média sobe para 5,86 litros por pessoa. ¨Somos os campeões de câncer no Brasil e ninguém se pergunta o porquê disso. 

Na avaliação de Regina, a merendeira é um agente importantíssimo na escola, o verdadeiro educador de alimentação saudável.¨Os professores podem abordar, mas elas tem a relação direta com as crianças¨.

A tarefa de transformar hortaliças e outros ingredientes nutritivos e ecológicos em pratos que agradem às crianças é a realidade diária de Jacisa Schutz Maggi,da Escola Josefina Maggi em Três Cachoeiras. Torta salgada com legumes picadinhos eles adoram. Tem um aluno que só come salada. ¨Fazemos a folha da beterraba com repolho e nega maluca de feijão¨.

A importância da agricultura familiar ecológica foi outro ponto destacado por Regina Miranda. Para ver de perto como são produzidas hortaliças e frutas sem agrotóxicos, o grupo de 63 pessoas visitou a horta e agrofloresta da família Strege Evaldt em Morrinhos do Sul.

O Encontro de Merendeiras do Litoral Norte foi promovido pelo Centro Ecológico e Emater/Ascar com apoio da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica e Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN), por meio da campanha mundial Orgânicos para Todos.  
 

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008