Untitled Document
Bom dia, 13 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Comunicação Ambiental

Sábado, 06 de Março de 2010

 
     

Gaúcha Magda Renner recebe homenagem do MMA

  

Após o debate "A contribuição das mulheres ao ambientalismo brasileiro", na tarde desta segunda-feira, dia 08 de março, o MMA vai homenagear quatro importantes mulheres que marcaram a história do ambientalismo brasileiro.

  

Divulgação NAT/Brasil    
Magda Renner, pioneira do ambientalismo brasileiro, será homenageada em Brasília


Por Ministério de Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, realiza um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, às 14h30, no auditório do Edifício Marie Prendi Cruz, situado ao SEPN, Av. W3 Norte, Quadra 505.

Na ocasião, será realizado um debate sobre o tema A Contribuição das Mulheres ao Ambientalismo Brasileiro. A mesa de debate terá a participação da Dra. Bertha Becker, Dra. Tereza Urban e Dra. Isabel Cristina Moura Carvalho, e será mediada pela Secretária-Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Drª Izabella Teixeira.

Depois do debate, o Ministério homenageará quatro importantes mulheres que marcaram a história do ambientalismo brasileiro; Irmã Doroty Stang, Magda Renner, Judith Cortesão e Bertha Becker. E uma série de marcadores de páginas com resumo biográfico dessas personalidades será lançada. Conforme divulgado o evento será transmitido através do seguinte URL: http://video.cnrh.gov.br.

 

História de lutas e vitórias

Magda Elisabeth Nygaard Renner, nascida em Porto Alegre em 1926, é pioneira do ambientalismo no Rio Grande do Sul e no Brasil. Foi uma das fundadoras da ONG Associação Democrática Feminina Gaúcha - ADFG-, em 1964, que promovia a cidadania através da realização de projetos sociais e educativos voltados às mulheres. Nos anos 70, a questão ecológica foi incluída na atuação do grupo e, desde então, tem sido referência nos principais debates sobre meio ambiente no Brasil e no mundo. Pelo reconhecimento do seu trabalho e vitórias em prol do meio ambiente, a entidade foi convidada a integrar a maior federação internacional de entidades ambientalistas. Assim, a partir de 1983 é o único membro brasileiro na Federação Internacional Friends of the Earth (www.foei.org), que hoje reúne grupos de mais de 70 países.

O nome Núcleo Amigos da Terra/Brasil foi adotado com a atualização dos estatutos da entidade em 1998. O escritório se situa no bairro Auxiliadora em Porto Alegre e os ativistas estão envolvidos na construção de sua futura sede, o projeto casaNAT, uma obra sustentável na Cidade Baixa. Lá será criado também, o Centro de Documentação Magda Renner, que vai reunir os cerca de três mil livros e publicações sobre meio ambiente e o histórico do movimento ambientalista no Brasil (informações extraídas do www.natbrasil.org.br).

 

 

MMA - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008