Untitled Document
Boa tarde, 22 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Dia Mundial do Meio Ambiente

Terça-feira, 20 de Maio de 2014

 
     

ONU escolhe Barbados para sede do Dia Mundial do Meio Ambiente

  

 Ilha caribenha é líder em energia solar, segundo agência das Nações Unidas no setor. Agora, governo do país trabalha para reduzir 4,5 milhões de toneladas de carbono até 2029.

  


Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York

O Programa Mundial do Meio Ambiente, Pnuma, escolheu Barbados para ser a sede do Dia Mundial do Meio Ambiente este ano. As comemorações serão em 5 de junho.

Segundo o Pnuma, a ilha caribenha é líder em energia solar e tomou várias iniciativas para reduzir seu impacto ambiental e fornecer energia renovável à população de 270 mil pessoas.

Exemplo

O governo de Barbados tem um plano de aumentar as cotas de energia renovável para 29% de todo o consumo de eletricidade. Essa meta deve ser alcançada até 2029, e deve reduzir os custos energéticos em US$ 283 milhões, além de cortar 4,5 milhões de toneladas de emissões de gás carbônico.

Como sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, Barbados irá apresentar essas iniciativas e servir de exemplo para outros países ilha em desenvolvimento.

O Pnuma destaca que paineis solares são utilizados em quase metade das residências de Barbados, com o objetivo de gerar água quente. Recentemente, o governo implementou ações para aumentar o uso de sistemas de energia solar.

Desafio Climático

Segundo a agência da ONU, mais de 100 países vão participar em 5 de junho da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Como em anos anteriores, a modelo Gisele Bundchen e outros embaixadores do Pnuma estão promovendo um desafio para a data e qualquer pessoa pode participar da ação.

Esta semana, as Nações Unidas lançaram o Desafio Climático Big Data, pedindo a participação de cientistas e cidadãos de todo o mundo. Os participantes devem enviar propostas que utilizam a Big Data e outras análises para comprovar os impactos de mudança climática no mundo.

O termo Big Data faz referência ao armazenamento em rápida velocidade de um grande volume de dados e de informações gerados todos os dias. Segundo sites de tecnologia da informação, o conceito vem ganhando cada vez mais espaço em empresas de diversas áreas.

O desafio lançado pela ONU também busca ajudar o público a entender melhor como o Big Data pode fornecer uma visão crítica sobre a mitigação das emissões de gases e reforço da resiliência

Os projetos vencedores serão apresentados em setembro, durante a Conferência do Clima, na sede da ONU em Nova York. As inscrições seguem até 1 de junho pelo site do desafio.
 
Rádio ONU é parceira da EcoAgência de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008