Untitled Document
Bom dia, 23 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Transgênicos

Domingo, 24 de Maio de 2015

 
     

Porto Alegre participa nesta segunda-feira (25) da Marcha Mundial contra a Monsanto

  

Evento, que tem o objetivo de protestar contra a transnacional que controla cerca de 90% do mercado de sementes transgênicas em todo o mundo, inicia às 17h30min, em frente à sede da empresa, na Rua Mostardeiros, 800.

  


Por Redação EcoAgência

Será realizada nesta segunda-feira (25), em Porto Alegre, a Marcha Mundial Contra a Monsanto. O evento, que neste ano está ocorrendo em pelo menos 38 países, tem o objetivo de protestar contra a transnacional que controla cerca de 90% do mercado de sementes transgênicas em todo o mundo. A empresa também produz o herbicida Roundup Ready. 

Pesquisas vem mostrando que o glifosato do produto Roundup têm efeitos nocivos sobre a saúde, como o aumento da incidência de certos tipos de câncer e alterações do feto por via placentária. Além disso pode causar danos aos sistemas cardiovascular, gastrointestinal, renal, nervoso e respiratório. Também é uma substância bacteriogênica que impede a reprodução da flora intestinal e estimula o surgimento do autismo.

Em vários países já ocorreram casos de manifestantes que queimam plantações transgênicas, em protesto contra o crescimento de doenças e do impacto direto ao meio ambiente. No Brasil, no final do mês de abril passado, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4148/08, do deputado ruralista Luis Carlos Heinze (PP-RS), que acaba com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos com organismos geneticamente modificados (OGM). No entanto, o Projeto ainda deverá ser votado no Senado.

Calcula-se que em pelo menos 70% dos produtos nos mercados, existe algum ingrediente à base de transgênicos e sementes orgânicas estão sendo hibridizadas, fazendo com que agricultores de alimentos orgânicos sejam perseguidos.

A Marcha Contra a Monsanto em Porto Alegre, inicia às 17h30min, em frente à sede da empresa, na Rua Mostardeiros, 800 e conta com o apoio de diversas organizações do movimento social, entre elas o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS).

Leia ainda:
Dezenas de países participam da Marcha Mundial contra Monsanto
 
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008