Untitled Document
Bom dia, 23 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Sexta-feira, 20 de Novembro de 2015

 
     

"O futuro do bioma Pampa" está em debate

  

O Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente, Mogdema, e parceiros, vai realizar um evento aberto ao público em geral com música, palestras e debates sobre o bioma Pampa, em 17 de dezembro, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS

  


Por Eliege Fante - especial para a EcoAgência

O Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente, Mogdema, e parceiros, vai realizar um evento aberto ao público em geral com música, palestras e debates sobre o bioma Pampa, em 17 de dezembro, data nacional de comemoração e escolhida em homenagem ao nascimento do ambientalista José Lutzenberger.

A proposta do evento "O futuro do bioma Pampa" é debater a situação da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e também reunir apoios para levar adiante a Proposta de Emenda Constitucional (PEC do Bioma Pampa 05/2009) para tornar o Pampa um patrimônio reconhecido pela Constituição Federal, semelhante ao que já ocorre com os biomas Caatinga e Cerrado.

Conforme o divulgado pelos organizadores, o Pampa ainda carece de legislação específica e de políticas públicas para a sua proteção como acontece com outros biomas brasileiros. A conversão das áreas de vegetação remanescente para o plantio de monoculturas para a exportação, como a soja, tem sido a principal ameaça.

O público será recebido com a música pampiana de Germán Álvarez & Marcelo Egüez às 19 horas no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS, que fica na Av. João Pessoa, 52, em Porto Alegre. Na sequência, a geógrafa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Monica Marlise Wiggers, falará no primeiro painel sobre "O Patrimônio Cultural do Pampa". No segundo painel, o biólogo Eduardo Vélez, pesquisador da Rede Campos Sulinos, vai abordar as políticas públicas para o bioma ao lado da promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre do Ministério Público do RS, Annelise Steigleder.  

As entidades promotoras do evento são: MoGDeMA, Agapan, Ingá, NEJ-RS e Grupo Viveiros Comunitários GVC/UFRGS. Outras informações estão disponíveis em: https://www.facebook.com/events/759112890884292/


Evento em comemoração ao "DIA DO BIOMA PAMPA 17 DE DEZEMBRO - O FUTURO DO BIOMA PAMPA”
Data: 17 de dezembro de 2015
Horário: 19h
Local: Auditório da Faculdade de Economia da UFRGS
(Av. João Pessoa, 52, Centro, Porto Alegre - RS)
Entrada Franca

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008