Untitled Document
Bom dia, 21 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Sábado, 21 de Março de 2015

 
     

Colóquio vai debater a situação das zonas úmidas no Rio Grande do Sul

  

Colóquio Riograndense de Conservação de Zonas Úmidas será realizado de 25 a 28 de março, no Palácio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

  


Por Da Redação da EcoAgência

A preservação das áreas úmidas é fundamental para a sobrevivência de várias espécies, tanto vegetais como animais. Elas abrigam uma biodiversidade variada de espécies endêmicas, que são as formas de vida só encontradas em um lugar específico. São regiões essenciais para os anfíbios, répteis e aves migratórias, que dependem desses locais para reprodução e migração. Esse vai ser o tema do 2º Colóquio Riograndense de Conservação de Zonas Úmidas, que inicia na próxima quarta-feira (25/3), no Palácio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento encerra na sexta-feira (28).

Realizado pelo Departamento de Biodiversidade e apoio do Projeto RS Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Fundação Zoobotânica do RS, os encontros técnicos ocorrem no Palácio do Ministério Público do Estado. Eles são direcionados para técnicos de instituições de ensino, pesquisa e gestão pública, seja em licenciamento, planejamento ou fiscalização, bem como do Ministério Público.

A pesquisadora da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Luiza Chomenko, explica que a denominação áreas úmidas se refere a uma ampla variedade de ambientes interiores, costeiros e marinhos que tem em comum determinadas características. "São áreas que permanecem inundadas periodicamente, nas quais o lençol freático aflora à superfície ou em solos que tem baixa permeabilidade", enfatiza. Nestes ambientes se desenvolvem comunidades bioticas (flora e fauna) específicas.

As pessoas interessadas em participar do evento devem enviar e-mail para dlf-defap@sema.rs.gov.br com nome, CPF, telefone de contato e e-mail e aguardar o retorno. As vagas são limitadas.
 

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008