Untitled Document
Bom dia, 21 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Sábado, 31 de Outubro de 2015

 
     

Design urbano pode ajudar a combater mudança climática, avalia secretário-geral da ONU

  

 Secretário-geral da ONU divulgou mensagem sobre o Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro; segundo Ban Ki-moon, um bom design torna as cidades mais seguras, mais limpas e inclusivas.

  


Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York

Neste 31 de outubro, sábado, as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial das Cidades. O secretário-geral da ONU divulgou uma mensagem sobre a data, explicando que o tema este ano é "Projetada para Viver Juntos".

Ban Ki-moon diz que o foco é o papel do design urbano para o alcance da sustentabilidade, de sociedades mais integradas e ambientes urbanos prósperos. Ele lembra que as cidades são lugares onde "vivemos, compartilhamos, criamos, construímos e sonhamos juntos".

Mudança Climática

Por isso, Ban defende que um bom projeto de design pode tornar as cidades mais sustentáveis, inclusivas e prósperas para todos. Segundo o chefe da ONU, o design urbano adequado pode até ajudar a combater a mudança climática.

Isso porque os impactos dos desastres naturais são reduzidos e as cidades podem ficar mais seguras, mais limpas e serem mais inclusivas e integrar pessoas.

Inclusão

Ban cita outros benefícios: promoção do acesso igualitário a serviços, empregos e oportunidades e até mesmo pode estimular o contentamento dos habitantes. O secretário-geral menciona que os desafios da rápida urbanização estão destacados na nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Entre os 17 objetivos, o de número 11 trata dos compromissos dos países em tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Conferência

Na avaliação do secretário-geral, como parte de uma agenda integrada, as cidades tem um papel importante dentro dos novos objetivos, que precisam ser cumpridos até 2030.

Ban Ki-moon destaca que em outubro de 2016, a capital do Equador, Quito, vai sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Segundo o secretário-geral, a reunião será uma oportunidade para discutir uma nova agenda urbana que trate do poder da urbanização para o bem comum.

 

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008