Untitled Document
Boa noite, 21 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Dia Mundial do Meio Ambiente

Domingo, 29 de Maio de 2016

 
     

Encontro discute agroecologia, extrativismo e turismo sustentável nesta terça-feira (31)

  

Evento, em homengagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, se baseiam na biodiversidade para traçar estratégias de desenvolvimento local

  


Por Agência Câmara

A Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Câmara Legislativa do DF e outros órgãos públicos, promove na terça-feira (31) a série de palestras "Biodiversidade e Sustentabilidade: potencial da agroecologia, do extrativismo e do turismo sustentável". O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), será realizado às 9h, no Plenário 3 das Comissões. As palestras serão abertas ao público e não é necessário fazer inscrição.

As três atividades econômicas enfocadas – agroecologia, extrativismo e turismo sustentável – se baseiam na biodiversidade para traçar estratégias de desenvolvimento local. A bióloga, mestre em Ecologia e doutora em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) Roseli Senna Ganem será a mediadora do evento. Desde 2005, ela é consultora legislativa da Câmara dos Deputados, onde coordenou a edição dos livros "Conservação da Biodiversidade: legislação e políticas públicas" e "Políticas setoriais e meio ambiente".

Palestrantes

Coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o engenheiro agrônomo Rogério Pereira Dias irá falar sobre agroecologia, um modelo de agricultura sustentável, com foco na necessidade de conservação dos ecossistemas naturais como estratégia para o desenvolvimento dessa atividade; nas perspectivas desse modelo no Brasil; e na sua importância para a produção de alimentos com sustentabilidade.

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) Aldicir Scariot, engenheiro florestal com mestrado em Ecologia pela UnB e doutorado em Biological Sciences pela Universidade da Califórnia, vai traçar um panorama da atividade de extração sustentável de produtos da biodiversidade no Brasil. Ele vai discorrer sobre as comunidades tradicionais que praticam o extrativismo sustentável, as perspectivas de seu desenvolvimento e as ações necessárias para formulação e implantação de uma política nacional para o setor.

Já o tema turismo sustentável ficará a cargo da analista ambiental da Coordenação de Diagnóstico e Ordenamento da Visitação e Ecoturismo na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Carla Cristina de Castro Guaitanele. Ela vai abordar a importância das paisagens naturais e das unidades de conservação da natureza para o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo rural, as carências e perspectivas do setor no Brasil e as ações necessárias para o seu desenvolvimento.

SERVIÇO

Biodiversidade e Sustentabilidade: potencial da agroecologia, do extrativismo e do turismo sustentável

Data: terça-feira (31)

Hora: 9h

Local: Plenário 3, Anexo II, Câmara dos Deputados

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008