Untitled Document
Boa tarde, 28 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021

 
     

O incansável Udo Mohr é mestre também para as novas gerações

  

Arquiteto e ambientalista é figura destacada na preservação da orla do Guaíba/RS e na luta por uma Porto Alegre mais inclusiva e de consciência ambiental

  


Por Vera Mari Damiam - especial para a EcoAgência

Integrante da Agapan desde os primórdios, nos anos 1970, ministrou na capital gaúcha célebres seminários sobre Meio Ambiente, juntamente com José Lutzenberger, e, no interior do estado, cursos de Introdução à Educação Ecológica para mais de dois mil professores. Os reflexos desse trabalho influenciaram gerações e resultaram na criação de novas entidades ambientais.  

Udo Mohr foi professor de arquitetura na Universidade Federal do RS (UFRGS) e da Universidade Ritter dos Reis. Nos anos 1980, propôs a criação de um Comitê em Defesa dos Parques e da Cidade. A ideia ganhou o apoio de 57 entidades e centenas de pessoas. Entre outras conquistas, a iniciativa foi determinante para impedir a implementação de um projeto de especulação imobiliária para a construção de prédios em toda a orla do Guaíba, desde o Gasômetro até o estádio do Internacional, em Porto Alegre. O resultado dessa luta foi o épico Abraço ao Guaíba e está sendo colhido até hoje com a utilização pública do espaço pela comunidade.

Udo Mohr segue na luta em defesa de uma cidade com respeito ambiental e cidadão, denunciando novos projetos, como os de criação de condomínios particulares na Ponta do Arado e de torres gigantescas próximo ao centro, entre outras “aberrações”. 

A entrevista foi gravada em 27 de outubro de 2021 para o projeto Ambientalistas do Sul, que tem o objetivo de registrar histórias e memórias de ambientalistas dos três estados do Sul do Brasil, que participaram de importantes movimentos de resistência e de norteamento de movimentos para a preservação ambiental.

Para assistir clique em: https://www.youtube.com/watch?v=sBqFCtVwihc

A realização desse projeto é da EcoAgência Solidária de Notícia Ambientais com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008