Untitled Document
Boa tarde, 22 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Domingo, 15 de Maio de 2016

 
     

Idec pede que Anvisa não adie prazo para informar alergênicos no rótulo

  

 Acaba em julho o prazo para que empresas indiquem no rótulo de alimentos e bebidas a presença de substâncias que causam alergias. Porém, a agência tem sido pressionada para prorrogar o período de adequação

  


Por IDEC

Na semana passada, o Idec enviou uma carta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cobrando que seja mantido o prazo para os fabricantes de alimentos  adequem o rótulo dos produtos à legislação sobre alergênicos. 
 
A partir de julho, as empresas terão de seguir determinadas regras para informar de forma clara a presença de substâncias que frequentemente causam alergias, como soja, leite e nozes, de acordo com a resolução da Anvisa (RDC 26/2015), aprovada em junho do ano passado. 
 
O Instituto decidiu enviar o documento após tomar conhecimento de que a indústria tem pressionado a agência a adiar o prazo.“As empresas tiveram um ano para mapear e realizar os ajustes necessários nos rótulos. É tempo suficiente”, afirma a nutricionista e pesquisadora do Idec, Ana Paula Bortoletto.
 
A nutricionista ressalta que alguns produtos já estão informando as substâncias alergênicas de acordo com a legislação. “Estender o prazo de adequação significaria aumentar sensivelmente o risco de reações de consumidores alérgicos que poderiam se confundir na comparação entre rótulos que já possuem a informação correta com os que não têm”, alerta. 
 
Informação em destaque
 
A regra que entra em vigor em julho define que as informações sobre a presença de ingredientes alergênicos devem ser reunidas e  apresentadas no rótulo da seguinte forma: em letras maiúsculas e em negrito, em uma cor que contraste com a do fundo. 
 
Para Ana Paula, a norma facilita a vida dos consumidores que sofrem de alergias alimentares. “A regra da Anvisa sobre alergênicos reforça o direito básico do consumidor à informação clara e precisa, o que é fundamental principalmente quando se trata de saúde”, diz. 

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008