Untitled Document
Boa tarde, 23 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Meio Ambiente

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014

 
     

Comemorações do aniversário de Lutzenberger se iniciam neste sábado

  

Uma das atividades será a coleta de assinaturas visando o fortalecimento da Lei Estadual 7.747/1982, que dispõe sobre o controle de agrotóxicos e outros biocidas

  

Piotra Jaxa    
José Lutzenberger foi uma das primeiras pessoas a lutar contra os agrotóxicos e a divulgar a agroecologia


Por Claudia Dreier - Fundação Gaia

Neste sábado, 13 de dezembro, a Fundação Gaia estará na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) em Porto Alegre, para marcar o aniversário natalício de seu fundador, José Lutzenberger, que completaria 88 anos em 17 de dezembro. Além de várias obras e ensaios deixados pelo seu fundador, o Rincão Gaia, o parque da Guarita e o de Itapuã são marcas concretas do que pregava o ambientalista.

A entidade que também integra a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos vai receber assinaturas em um manifesto em prol do fortalecimento da Lei Estadual 7747 de 1982, que dispõe sobre o controle de agrotóxicos e outros biocidas. Recentemente, o Judiciário contrariou a referida lei e liberou a distribuição e comercialização, no Estado do Rio Grande do Sul, de venenos agrícolas à base do ingrediente ativo paraquat. Tal ingrediente ativo apresenta alta toxicidade e persistência, tendo como efeitos falência aguda de órgãos e fibrose pulmonar progressiva, estando em curso a sua reavaliação pela ANVISA. O uso do paraquat – acertadamente vedado pela FEPAM no RS – foi proibido em diversos países da África e, desde 2007, na Europa, inclusive no Reino Unido, o seu país de origem.

No Legislativo Gaúcho, o Projeto de Lei 154/2014 quer alterar as regras de armazenamento de agrotóxicos, permitindo que os depósitos possam ser instalados próximos de residências. A antiga proposta do deputado Gilmar Sossella vem agora de seu colega de partido, o pedetista Marlon Santos, e recebeu parecer favorável de João Fischer (PP). As reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa gaúcha ocorrem às terças-feiras, 9 horas, e os ambientalistas têm participado evidenciando as contradições do PL. Um abaixo-assinado pedindo a rejeição deste PL aos deputados da CCJ já possui mais de 400 adesões. Além desta forma de apoio, os ambientalistas defendem que outros partidos peçam vista da matéria, como fizeram o PCdoB e o PT nas últimas reuniões da CCJ.

Dia do Bioma Pampa

Em homenagem ao ambientalista, a data do seu nascimento foi escolhida para celebrar o Dia do Bioma Pampa. O evento "Um olhar sobre o horizonte" acontecerá na quarta-feira 17 de dezembro, no auditório da Fabico/UFRGS, às 19h. Para abordar o contexto atual do bioma gaúcho estarão reunidos: Eduardo Vélez, pesquisador da Rede Campos Sulinos; Carlos Nabinger, professor do Departamento de Plantas forrageiras e Agrometeorologia da UFRGS; Tiago Rodrigues, integrante do Coletivo Catarse. A realização do evento é uma promoção conjunta entre o Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema), Agapan, Ingá e NEJ-RS.

Fundação Gaia - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008