Untitled Document
Bom dia, 21 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Mudanças Climáticas

Domingo, 02 de Novembro de 2014

 
     

ONU alerta que líderes mundiais devem agir contra mudança climática

  

 Relatório da ONU lançado este domingo cita clara e crescente influência humana nos sistemas climáticos; documento afirma que se nada for feito os impactos causados vão se tornar mais severos, profundos e irreversíveis.

  

Arquivo    
Documento da ONU cita uma clara e crescente influência humana sobre os sistemas climáticos


Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alerta que os líderes mundiais devem agir agora contra a mudança climática.

Ban fez a declaração durante o lançamento da última parte do 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Ipcc, em Copenhague, Dinamarca.

Impactos

O documento cita uma clara e crescente influência humana sobre os sistemas climáticos. Os especialistas advertem que se nada for feito, os impactos sobre as pessoas e os ecossistemas vão se tornar mais severos, profundos e irreversíveis.

O chefe da ONU disse que se o mundo continuar com a atitude de “negócios como de costume” sobre a mudança climática, deixará escapar a oportunidade de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC na próxima década.

Segundo Ban, o relatório mostrou que a “ciência” falou mais uma vez e de forma muito mais clara. Para o secretário-geral, “o tempo não está do nosso lado e os líderes mundiais devem agir”.

O documento preparado pelo Ipcc confirma que a mudança climática está sendo vista no mundo inteiro e o aquecimento do sistema climático é inequívoco. Desde 1950, muitas das mudanças observadas não têm precedentes.

Avaliação

O co-presidente do painel, Thomas Stocker, disse que “a avaliação feita pelo grupo mostra que a atmosfera terrestre e os oceanos aqueceram e a neve e o gelo diminuíram em várias partes do mundo.

Além disso, Stocker citou “o aumento do nível dos mares e da concentração de dióxido de carbono no ar num nível jamais visto nos últimos 800 mil anos”.

Ban Ki-moon afirmou que o relatório é a avaliação mais compreensiva sobre a mudança climática já feita até agora.

Além de pedir uma ação mundial para combater o problema, ele disse que “mesmo que as emissões de gases acabassem amanhã, a população mundial continuaria convivendo com a mudança climática por algum tempo”.

Boa Notícia

Para o secretário-geral, “a boa notícia é que se a comunidade internacional agir agora, terá os meios para construir um mundo mais sustentável”.

Ele explicou que “era um mito a ideia de que as ações para combater a mudança climática seriam muito caras”. Ban afirmou que “a falta de uma ação custará muito mais”.

O presidente do Ipcc, R.K. Pachauri disse que “as soluções para o problema são muitas e elas vão permitir a continuidade dos desenvolvimentos econômico e humano”.

Segundo Pachauri, “o que o mundo precisa é da vontade de mudar, que será motivada pelo conhecimento e pela compreensão da ciência da mudança climática”.
Rádio ONU é parceira da EcoAgência de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008