Untitled Document
Bom dia, 16 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021

 
     

Caio Lustosa deixou sua marca na Constituição Brasileira

  

Com formação em Jornalismo e Direito, pós-graduação em Antropologia, Caio Lustosa foi também procurador do Estado e integrou a  Agapan ao lado de grandes nomes como Celso Marques, José Lutzenberger e Flavio Lewgoy

  

Captura de tela    


Por Vera Mari Damiam - especial para a EcoAgência

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.  

O Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 tem a mão do ambientalista gaúcho Caio Lustosa, que foi um dos redatores da proposta ambiental para a Constituinte, elaborada em 1986 durante o Congresso Pontes de Miranda, promovido pela OAB/RS.

Com formação em Jornalismo e Direito, com pós-graduação em Antropologia, Caio Lustosa foi também procurador do Estado e integrou a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – a Agapan – ao lado de grandes nomes como José Lutzenberger, Celso Marques e Flavio Lewgoy.

Representou a causa ambiental como vereador eleito na Câmara em Porto Alegre e posteriormente foi escolhido como secretário do Meio Ambiente da capital gaúcha. Participou do 1° Congresso Nacional de Direito Ambiental e foi co-fundador da Sociedade Brasileira de Direito Ambiental. Publicou os livros Patrimônio histórico, cultural e natural do município de Porto Alegre (1987) e A Luta Ambiental e Cidadania: da Borregaard e outros episódios (2011, com Eva Benites). Em 2013 recebeu homenagem do Parque Estadual de Itapuã pelo seu envolvimento nas lutas pela sua estruturação e conservação.

Em entrevista para o projeto Ambientalistas do Sul, do alto de seus 88 anos, ele compartilha a visão ampliada sobre as lutas históricas e as atuais perdas da sociedade com a proposta de “progresso” que não contempla o desenvolvimento sustentável. Para assistir clique em: https://www.youtube.com/watch?v=JXMxXya5pgc

O projeto Ambientalistas do Sul é uma iniciativa da EcoAgência de Notícias Ambientais, com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de registrar memórias e histórias de ambientalistas relevantes da Região Sul do Brasil.

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008