Untitled Document
Boa tarde, 22 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
COP 21 - Paris

Sábado, 28 de Novembro de 2015

 
     

‘Cooperação é crucial para vencer aquecimento global’, diz Conselho Executivo da ONU

  

Organismo da ONU se comprometeu a dar apoio à implementação das propostas de cada Estado-membro para a mitigação das mudanças climáticas. O Conselho vai auxiliar países na busca por financiamento

  


Por ONU-BR

O Conselho Executivo das Nações Unidas para a Coordenação sobre Mudanças Climáticas solicitou aos Estados-membros que adotem um acordo ambicioso na Conferência do Clima de Paris, capaz de manter a elevação da temperatura global abaixo dos 2ºC. O órgão da ONU também se comprometeu a fornecer todo o apoio aos países para que eles consigam implementar suas propostas nacionais de mitigação das mudanças climáticas, que formarão a base do novo acordo climático.
 
“A cooperação é essencial para enfrentar esse desafio e transformá-lo numa oportunidade para um crescimento de baixas emissões e resiliente, que beneficie a todos”, disse o Conselho, às vésperas da COP21, que vai reunir mais de 140 chefes de Estado na capital francesa, a partir da próxima segunda-feira (30).
 
Além de apelar à comunidade internacional, o Conselho ressaltou que continuará a priorizar esforços para fortalecer a resiliência dos povos, das comunidades e dos países, especialmente dos mais vulneráveis. O organismo das Nações Unidas afirmou que vai buscar modos de aumentar o acesso ao financiamento de ações para o clima, incluindo formas de estimular investimentos privados com recursos públicos disponíveis, sem deixar de proteger o interesse público.
 
O Conselho ressaltou que a relação entre o combate às mudanças climáticas e o estímulo ao desenvolvimento sustentável é recíproca. Lutar contra as transformações do clima é necessário para alcançar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao mesmo tempo em que “a implementação rápida da Agenda 2030 será um veículo essencial para reduzir as emissões de gases do efeito estufa”.
 
ONU-BR - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008