Untitled Document
Bom dia, 24 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Desastre Ambiental

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2015

 
     

Pnuma: preparação é essencial para evitar piores consequências de desastres

  

 Agência da ONU fornece orientações para ajudar comunidades a lidar com riscos tecnológicos e emergências ambientais.

  


Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Um guia lançado nesta quarta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, ajuda países a minimizar custos ambientais, de saúde e econômicos através da preparação e conscientização dos riscos de desastres.

Uma versão atualizada ao original de 1988 do Programa de Conscietização e Preparação para Emergências em Nível Local, Apell, na sigla em inglês, trabalha em cima da experiência de quase três décadas em mais de 30 países.

Acidentes
O Programa é comandado pelo Pnuma desde 1986 e foi originalmente lançado em resposta a uma série de acidentes industriais.
Segundo a agência, desastres naturais e industriais recentes mostram que apesar dos avanços científicos e tecnológicos e o desenvolvimento de políticas de gerenciamento de risco e emergência, o programa ainda é necessário.

A versão atualizada do guia do Apell fornece orientações para ajudar comunidades a evitar mortes, assim como danos à saúde, propriedades e meio ambiente, independente da natureza da emergência.

Sendai
O Pnuma afirmou que a Plataforma de Sendai para a Redução do Risco de Desastres adotada em março deste ano é a "resposta da comunidade internacional a este desafio".

A nova edição do guia, desenvolvida pelo Pnuma, contribui para este processo através de orientação à indústria, a autoridades públicas e a líderes comunitários para o envolvimento em um processo de redução de risco de desastres.

A metodologia do Apell, implementada em mais de 30 países, busca aumentar a conscientização, comunicação e educação das comunidades e aumentar a preparação para emergências em casos de desastre.
Rádio ONU é parceira da EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008