Untitled Document
Bom dia, 24 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Alimentação

Domingo, 25 de Maio de 2014

 
     

Semana do Alimento Orgânico inicia nesta segunda-feira em todo o Brasil

  

 No Rio Grande do Sul, a programação ocorrerá durante duas semanas, em diversos municípios do Estado.

  


Por EcoAgência de Notícias

Começa nesta segunda-feira (26), em todo o Brasil, a 10ª edição da Semana do Alimento Orgânico. No Rio Grande do Sul, a semana inicia com uma reunião temática em São Lourenço do Sul, que debaterá a comercialização da produção da agricultura familiar agroecológica para escolas municipais e estaduais.
 
No dia 27, será realizada a Feira Agroecológica, na sede da Associação Arpasul, em Pelotas, simultaneamente com o Curso de Produção de Hortaliças Orgânicas, na Cooperativa Sul Ecológica, na mesma cidade. No dia seguinte, haverá exposição sobre alimentos orgânicos, agrobiodiversidade, sistemas de produção e sementes orgânicas em diversas cidades do estado. O público esperado é de 1700 visitantes/beneficiários.
 
Na sexta-feira (30), a programação segueem cidades diferentes do Rio Grande do Sul, entre elas, Alto Uruguai, Erexim, Cristal, Amaral Ferrador, Capão do Leão, Canguçu, entre outras, em que os participantes poderão participar de cursos, palestras, reuniões temáticas e feiras agroecológicas. Também haverá uma aula inaugural do curso “Horticultor Orgânico”, do Pronatec Campo, em Pelotas.
 
A Semana vai até o dia cinco de junho, quando haverá a 2ª Mostra da Agrobiodiversidade: Sabores e Saberes da Nossa Terra. O evento pretende mostrar a riqueza do patrimônio genético e sociocultural representando pelas sementes crioulas/nativas, os usos e valores delas na alimentação e como identidade cultural das famílias agricultoras e indígenas no município de Tenente Portela. A mostra será na Praça do Índio, na cidade de Tenente Portela.
 
A Semana dos Alimentos Orgânicos, organizada pela Coordenação de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa) tem por objetivo informações aos consumidores quanto aos produtos orgânicos. “Queremos mostrar a importância desses produtos e o quanto eles podem ser saudáveis e benéficos para o meio ambiente. Por isso, esses eventos explicam como são os sistemas de produção, que tem como base os princípios agroecológicos e ainda onde encontrar esses produtos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.
 
Hoje, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares, contanto com quase sete mil produtores, mais de 10 mil unidades de produção e quase 200 organismos de controle. A programação completa está disponível em www.agricultura.gov.br/organicos.
 
 

 

Ministério da Agricultura / EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008