Untitled Document
Boa noite, 20 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Sexta-feira, 07 de Agosto de 2015

 
     

Agapan critica extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

  

De acordo com a entidade ambiental, governador José Ivo Sartori demonstra sua total incapacidade de reconhecer a importância para a população gaúcha de uma das mais respeitáveis estruturas públicas do Rio Grande do Sul

  


Por Redação da EcoAgência de Notícias

A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) divulgou nessa sexta-feira (7/8), uma nota à população do Rio Grande do Sul, criticando a decisão do governador José Ivo Sartori (PMDB) de extinguir, entre outros órgãos, a Fundação Zoobotânica do Estado (FZB).

De acordo com a entidade ambiental, a decisão do governadordemonstra sua total incapacidade de reconhecer a importância para a população gaúcha de uma das mais respeitáveis estruturas públicas do Rio Grande do Sul, a Fundação Zoobotânica, órgão que é referência da pesquisa científica gaúcha.

A FZB foi criada em dezembro de 1972, através da publicação da lei estadual 6.497, congregrando três instituições que já existiam anteriormente: o Museu Riograndense de Ciências Naturais (1955); o Jardim Botânico (1958) e o Parque Zoológico (1962). Após diversas tramitações administrativas, a partir de março de 1974 as atividades da FZB tiveram início efetivo. 

A instituição é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que auxiliam na conservação da biodiversidade e promovem a educação ambiental, desempenhando importante papel na gestão ambiental do Estado. 

A Fundação também é detentora de coleções científicas de plantas e animais, atuais e fósseis, que subsidiam pesquisas realizadas por especialistas do Brasil e do exterior. 

Entre suas principais funções estão a pesquisa em biodiversidade - flora e fauna; inventários florísticos e faunísticos; diagnóstico e mapeamento de ecossistemas; bioindicação e monitoramento ambiental; análise de sementes florestais, recuperação de flora em áreas degradadas, resgate de flora e transplantes de vegetais, projetos de reposição florestal, estudos e preservação do patrimônio fóssil, consultoria em arborização e ajardinamento, laudos e perícias técnicas, identificação de material biológico, produção e comercialização de mudas de árvores nativas, plantas ornamentais e medicinais, comercialização de peçonha de ofídios, difusão científica, através da Revista Iheringia, séries Zoologia e Botânica, cursos e palestras sobra fauna e flora, visitas orientadas ao Jardim Botânico, Parque Zoológico e Museu de Ciências Naturais, realização de eventos culturais, desenvolvimento de campanhas de conscientização ambiental, lazer e contato com a natureza e capacitação de recursos humanos (estágios e treinamentos).

Veja a íntegra da nota à população da Agapan

"Após o anúncio feito pelo governo do Estado do RS nesta quinta-feira (6) de que pretende extinguir, entre outras, a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), a Agapan vem a público manifestar seu repúdio à infeliz iniciativa do Governo e apoio aos profissionais e servidores da FZB.

Com esta proposta, o governo do Estado demonstra total incapacidade de reconhecer a importância para a população gaúcha de uma das mais respeitáveis estruturas públicas do Rio Grande do Sul, a Fundação Zoobotânica, órgão que é referência da pesquisa científica gaúcha.

A FZB é constituída pelo Museu de Ciências Naturais, pelo Jardim Botânico e pelo Parque Zoológico. A proposta de extinção deste importante órgão, que há mais de 42 anos vem desenvolvendo pesquisas no RS, abala o saber científico em nosso estado. A Fundação Zoobotânica, sempre destacou-se pelo alto nível de seus técnicos, bem como pela excelência e comprometimento de suas pesquisas, cujo trabalho a tornou respeitada e reconhecida internacionalmente.

A extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul representa um retrocesso para a biodiversidade e para o povo gaúcho!

Assine a petição em apoio à FZB".

EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008