Untitled Document
Boa noite, 20 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Terça Ecológica

Domingo, 24 de Maio de 2015

 
     

2 de junho: história do jornalismo ambiental em debate

  

Esta Terça Ecológica integra a programação paralela do 10º Encontro da Alcar. A atividade será no Auditório 3 do Anexo I do Campus Saúde, prédio vizinho à Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS

  


Por Redação da EcoAgência

Em 2 de junho, terça-feira, às 19 horas, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) realiza a Terça Ecológica que integra a programação paralela do 10º Encontro da Alcar. O debate é sobre a história do jornalismo ambiental e da ecologia no Rio Grande do Sul. A atividade será no Auditório 3 do Anexo I do Campus Saúde, prédio vizinho à Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Fabico, na Rua Ramiro Barcelos, 2705, Porto Alegre.

A Terça Ecológica terá a presença dos jornalistas Juarez Tosi, coordenador do NEJ-RS, e Roberto Villar Belmonte, que falam sobre a cobertura das lutas ambientais no estado e sobre as experiências profissionais em eventos como a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) e o Fórum Social Mundial. O debate será mediado pela jornalista e professora do PPGCOM/UFRGS Ilza Girardi.

Alcar 2015
O 10º Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar) acontece entre 3 e 5 de junho, na Fabico. Profissionais da mídia e acadêmicos participam de conferências, mesas temáticas, apresentações de artigos e da entrega da terceira edição do Prêmio José Marques de Melo aos trabalhos de destaque em nível de graduação.

O professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Marcos Palacios realiza a conferência inaugural "Jornalismo, Memória e Contexto: tecnologias e formatos narrativos", em 3 de junho. O pesquisador francês Patrick Charaudeau participa da mesa temática "O jornalista frente às condições da máquina mediática" em 4 de junho. 

Em 5 de junho ocorre a mesa temática "Fascismo, Guerra e Propaganda: a Campanha de Portugal contra a República Espanhola (1936-1939)" com a palestra do professor Alberto Pena Rodríguez, do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade do Vigo (Espanha). À noite, a cerimônia de encerramento do Encontro, terá a participação do idealizador da Alcar, José Marques de Melo, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação na instituição.

O Encontro é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar) e tem realização da Fabico/UFRGS, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Alcar 2015 conta com as parcerias dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Comunicação e Informação da UFRGS, Comunicação Social da PUCRS, Processos e Manifestações Culturais da Feevale e Comunicação da UFSM e da Unisinos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail alcar2015@ufrgs.br
 

Alcar - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008