Untitled Document
Bom dia, 13 de nov
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Sábado, 20 de Outubro de 2018

 
     

Nutricionista Herta Wiener visita FAE e encanta frequentadores

  

 Ao longo de seus 95 anos, a nutricionista já faz parte do cenário da Feira dos Agricultures Ecologistas.

  


Por Juarez Tosi para EcoAgência de Notícias

É sempe um prazer comprar hortaliças e frutas orgânicas fresquinhas, aos sábados pela manhã, na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) do Bom Fim. E fica melhor ainda quando se encontra uma das pessoas que acompanha a história da feira desde os seus primórdios, no ano de 1989. A nutricionista Herta Wiener, ao longo de seus 95 anos, já faz parte do cenário.

Depois de passar por problemas de saúde, ela mostra-se complemente recuperada e lúcida como sempre. E não foram poucos os frequentadores da Feira, inclusive de gerações mais jovens, que se encantaram com o bom humor e conhecimento da nonagenária.

 
Durante o aniversário de 29 anos da FAE, Herta conversou com os frequentadores habituais da Feira, deu uma entrevista para a rádio interna, que transmitiu toda a programação ao vivo, falando um pouco da sua história. Praticante de ioga, frequentou a Grande Fraternidade Universal (GFU), que deu origem à Cooperativa Colmeia, uma das primeiras cooperativas de agricultores no Brasil a trabalhar com alimentos orgânicos. Na própria GFU começou a ministrar cursos sobre alimentação integral e saudável.

Herta possui uma história de vida encantadora. Nascida na Polônia, de origem judia, sua família refugiou-se no Brasil durante a segunda Guerra Mundial. Entrou na Faculdade aos 56 anos, formando-se quatro anos depois. Tem dois livros publicados: Caminhos Naturais da Nutrição e Natural Gourmet.
 
Comunidade e Diversidade - As festividades de aniversário seguiram durante toda a manhã, com entrevistas, música e a participação dos frequentadores da Feira. No próximo sábado, dia 27, as atrações continuam, com o tema Comunidade e Diversidade. Haverá apresentação musical, além de exposição de sementes e agrodiversidade dos guardiões de sementes. Serão apresentadas também as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), já comercializadas na Feira. E encerra com sorteio de quatro cestas, dentro da campanha de redução de plásticos da FAE.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas ocorre sempre aos sábados, das 7h às 13h, na primeira quadra da Avenida José Bonifácio, Bairro Bom Fim, Porto Alegre. Reúne 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas, que comercializam hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, padaria e produtos agro-industrializados (geleias, sucos, doces e bolos), todos com certificação orgânica. 
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008