Untitled Document
Bom dia, 13 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Biodiversidade

Segunda-feira, 26 de Setembro de 2011

 
     

Fundação Gaia realiza palestra sobre ameaças à flora

  

Parceiro de Lutzenberger, Carneiro fala sobre as principais ameaças às árvores urbanas e as queimadas em campos da área rural. Backes aborda asflorestas na paisagem gaúcha: dos tempos pré-ibéricos à situação atual

  

Divulgação Fundação Gaia    
Carneiro e Backes: palestrantes nesta terça na Cultura


Por Cláudia Dreier

"Flora: ameaças e relevância social" é o tema da palestra promovida pela Fundação Gaia- Legado Lutzenberger que reúne o ambientalista Augusto César Cunha Carneiro e Paulo Backes, agrônomo, fotógrafo e paisagista. Parceiro de Lutzenberger, Carneiro fala sobre as principais ameaças às árvores urbanas e as queimadas em campos da área rural. Backes aborda asflorestas na paisagem gaúcha: dos tempos pré-ibéricos à situação atual. A palestra acontece no dia 27 de setembro de 2011, terça feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, na Rua Túlio de Rose com entrada franca.

O evento é uma parceria da Fundação Gaia com a Livraria Cultura de Porto Alegre, integrando o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura. Em 2011, a temática das palestras são as Respostas de Gaia mediante ações humanas que ocasionam transformações capazes de modificar o ambiente, tanto em âmbito local como em escala planetária.

Os palestrantes

Augusto César Cunha Carneiro é advogado e ambientalista, nos anos anteriores à faculdade teve intensa militância política integrando o Partido Comunista do Brasil. Em 1963 conheceu o primeiro ecologista do Brasil: Henrique Luís Roessler. Em 1970 encontrou-se com Lutzenberger e juntos deram início à fundação da AGAPAN. Atualmente faz parte do Conselho da Fundação Gaia. Até hoje continua sua militância, levando seus livros e idéias à Feira dos Agricultores Ecologistas, que acontece há 22 anos, na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

Paulo Backes é fotógrafo, paisagista, formado em Agronomia e pós-graduado em Botânica pela UFRGS. Desenvolve projetos editoriais, dos quais destacam-se o Atlas Ambiental de Porto Alegre, Árvores do Sul, Mata Atlântica - As Árvores e a Paisagem e Lutzenberger e a Paisagem. Idealizou e ministrou por três anos o curso de extensão Fotografia Ambiental na UFRGS. Atua como fotógrafo comercial, atendendo agências de publicidade e editoras, é colaborador eventual de jornais e revistas, e administra um arquivo com mais de 20.000 imagens sobre as paisagens naturais e culturais do Cone Sul. Entre suas principais exposições, destacam-se: Árvore dos Pagos - 1999 e 2010 na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro; Agricultura Familiar, 2009 - Solar dos Câmara na Assembléia legislativa do RS; Photo Morpho Vegetabilis - 2001 e 2002 Coletiva do grupo de fotografia Partenon, que circulou pela Fundação Cultural de Curitiba, Bolsa de Arte de Porto Alegre, Câmara Clara no Rio de Janeiro e Centro Cultural da UFMG; Shangai – 2010 Coletiva do grupo de fotografia Baita Profissional Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro. Desde 2004 tem se dedicado a documentar o Bioma Pampa, cujo primeiro ensaio foi publicado no Almanaque Socioambiental de 2008. Como paisagista, desenvolve trabalhos de recuperação ambiental e criação de Parques Ambientais, como os da empresa Souza Cruz e Fundação Iberê Camargo. Atualmente é consultor da Fundação Gaia.

Serviço

Palestra: Flora: ameaças e relevância social

Palestrantes: Augusto César Cunha Carneiro e Paulo Backes

Data: 27 de setembro de 2011, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada franca

Fundação Gaia - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008