Untitled Document
Bom dia, 25 de set
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Quinta-feira, 14 de Junho de 2018

 
     

Terça Ecológica abordará "Diversidade Ambiental e Direitos Indígenas"

  

Será em 19 de junho com o líder Kaingang, educador e doutorando em Educação Bruno Ferreira, e a professora doutora em Educação Iara Tatiana Bonin 

 

 

  

Débora Gallas    


Por Dora Jacobus - especial para a EcoAgência

O Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS) promove, em 19 de junho de 2018, Terça Ecológica, evento que propõe o debate sobre assuntos de interesse de jornalistas e da comunidade em geral. Nesta edição, o tema será "Diversidade Ambiental e Direitos Indígenas", com a presença de Bruno Ferreira, líder kaingang, educador e doutorando em Educação, e de Iara Tatiana Bonin, professora doutora de Pós-Gradução em Educação da ULBRA, que desenvolve estudos sobre pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena.

Os painelistas abordarão as diferentes visões e relações que as culturas indígena e ocidental têm sobre a natureza, os animais e as plantas e sobre a necessidade de um olhar particular às questões que envolvem os povos indígenas, especialmente quando em conflito com nossa cultura. Também será abordado o papel da mídia e da educação na redução da invisibilidade a que são submetidos os povos indígenas.

O evento acontece às 19h, no Auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico/UFRGS), localizada na Rua Ramiro Barcelos, 2705, em Porto Alegre. A entrada é franca.

A Terça Ecológica, nesta edição, conta com o apoio do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI - Rio Grande do Sul). 

 

Breve currículo dos debatedores:

Bruno Ferreira: Possui graduação em História - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999). Especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia-EST. Pesquisa em políticas públicas para a educação escolar indígena e processos próprios de aprendizagem das crianças indígenas. Mestre em Educação e doutorando em Educação pela FACED/UFRGS. 

Iara Tatiana Bonin: Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, cursos de mestrado e doutorado. Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena, na literatura infantil e nos estudos surdos. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e o Grupo de Pesquisa Cultura e Educação do PPGEDU - ULBRA. 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008