Untitled Document
Bom dia, 13 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Ambientalismo

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008

 
     

Lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente é segunda

  

Evento acontece dia 1'5, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 9 h, com programação que inclui homenagem a pioneiros do ambientalismo no RS.

  

Wikipedia    
Imagem do Pampa, uma prioridade do novo movimento


Por Redação da EcoAgência

Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, ocorre o lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente. O evento será realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 9 h. O Movimento é uma articulação que reune cidadãos, sindicatos, movimentos sociais da cidade e do campo, ONGs, religiosos e professores preocupados com o meio ambiente.

O movimento vem se reunindo há alguns meses com atividades periódicas, reuniões semanais e eventos públicos, com destaque para a Audiência Pública sobre a Redução de Faixa de Fronteira e os Seminários de Descentralização, que ocorrem freqüentemente em municípios do interior do Estado.

Seus idealizadores, lideranças de ONGs e entidades, dizem que o Movimento "visa ações conjuntas que fortaleçam as políticas públicas em defesa da natureza, promovendo o debate e a luta sócio-ambiental, propondo uma reflexão crítica ao modelo de desenvolvimento predatório hegemônico, construindo as bases sociais para um novo modelo com sustentabilidade ambiental, sendo um movimento social que tem como ferramenta principal a articulação política e a informação qualificada e descentralizada".

Programação

Na programação estão previstas uma série de atividades. No inicio dos trabalhos será feita uma homenagem aos pioneiros na luta ambientalista aqui no RS, entre os convidados: Caio Lustosa, Augusto César Carneiro, Giselda Castro, Hilda Zimmermann, Irmão Cecchin, Flávio Lewgoy e Sebastião Pinheiro.  Após este primeiro momento, inicia-se a leitura da Carta de Princípios e a abertura das inscrições para as falas institucionais, intervenção de cidadãos e autoridades presentes.. Está confirmada a presença do ex-senador pelo estado do Acre,  Sibá Machado.

No final da manhã, a partir das 11h  estão programadas duas palestras. O convidado Victor Bacchetta, jornalista e editor uruguaio, especialista em meio ambiente, ciência e desenvolvimento, que recentemente lançou o livro “La Fraude de La Celulosa” vai fazer uma abordagem crítica da conjuntura geopolítica do Cone Sul, referindo-se à cadeia produtiva da celulose.

O Professor Antônio Libório Philomena, Doutor em Ecologia pela University of Geórgia e professor titular do Departamento de Ciências Morfo-biológicas da FURG na área de Ecologia, vai trazer uma abordagem do contexto ambiental mundial e brasileiro, com a palestra Contexto Ambiental no limite e o futuro da humanidade.

Ao final do dia, às 18h30min, aproveitando a estada do uruguaio Victor Bacchetta, a coordenação do MoGDeMA estará promovendo  sua  palestra O Modelo Florestal da Celulose e seus Impactos sobre o Bioma Pampa  no Auditório do Semapi, situado na rua  Lima e Silva, 280.

Todas as atividades do Movimento são gratuitas.

LANÇAMENTO – 09:00 / Plenarinho da Assembléia.

Bloco 1

1.    Abertura

2.    Recepção do MoGDeMA ao público.
Composição da mesa – Caio Lustosa, Augusto Carneiro, Giselda Castro, Flávio Lewgoy, Hilda Zimmermann, Irmão Cechin, Sebastião Pinheiro.

3.    Mensagem do MoGDeMA aos pioneiros.

4.    Musical.

5.    Leitura da Carta de Princípios

6.    Falas – principais instituições presentes, cidadão e autoridades.

7.    Hino de Rio Grande do Sul.


Bloco 2

Palestra com convidados especiais
Victor Bacchetta – A farsa da celulose
Antônio Libório Philomena – contexto ambiental no limite, o futuro da humanidade.
Debates

Encerramento

PALESTRA COM VICTOR BACCHETA – 18:30 / Semapi – Lima e Silva, 280.
CONFRATERNIZAÇÃO – 20:30 / Bar Pinacotéca – República, 409.

MoGDeMA/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008