Untitled Document
Bom dia, 16 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Terça-feira, 20 de Julho de 2021

 
     

Envolvido com a proteção da Mata Atlântica, Paulo Pizzi relata a história do movimento ecológico no PR

  

Presidente do Mater Natura destaca a relevância das parcerias na área ambiental

  

Captura de tela    
Paulo Pizzi


Por Eloisa Beling Loose - especial para a EcoAgência

A trajetória ambientalista do biólogo Paulo Pizzi se mistura com a do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, do qual é atualmente presidente. Em 1983, um grupo de estudantes de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) participou de um encontro que denunciava a utilização indiscriminada de agrotóxicos na agricultura, o que culminou com a criação de uma organização para defender o meio ambiente em Curitiba.

Na sua participação em “Ambientalistas do Sul – Memória e História”, Pizzi fala sobre as primeiras ONGs com atuação no estado do Paraná. A pioneira orientada para o ambientalismo foi a Associação de Defesa e Educação Ambiental – Adea, surgida no começo dos anos 1970 e formalizada em 1974, por Roberto Lange e João José Bigarella. Lange foi responsável pela disseminação da proposta em diferentes municípios do estado, chegando a existir mais de 50 organizações comesse nome no Paraná naquela década, porém poucas conseguiram persistir até hoje.

Na década de 1980 muitas organizações, com enfoques diferentes, também surgiram, sendo um período de intensa promoção da causa ambiental. Pizzi relembra como, nos anos 1980, os estados da Região Sul conseguiram estabelecer um rodízio para representação no Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, um acordo que foi inédito por muitos anos. Tal proposta criou um elo entre o movimento ambientalista, reforçado pelos encontros regionais e pelas formações de coletivos.

Do ponto de vista da articulação entre as ONGs, Pizzi compartilha como ocorria a comunicação do movimento antes da expansão da internet, mencionando a importância da Ecolista. Para saber mais, assista à entrevista completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-VD3gqfuUsw gravada no dia 26 de maio de 2021.

Esta série de entrevistas é uma iniciativa é da EcoAgência de Notícia Ambientais, com o apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Conheça outros ambientalistas da Região no Sul por meio do canal no YouTube da EcoAgência. Inscreva-se no canal para receber as notificações dos próximos capítulos da série!

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008